segunda-feira, 19 de março de 2018


Entrevista com o adolescente

 MCLD possui 14 anos, do sexo (F), Cursando o 9° ano, na escola José Antonio Bezerra de Menezes na cidade de Itambé, no estado de Pernambuco. Filha de Valeria Rosendo dos Santos(Autônoma) e José Roberto Lins dos Santos(Motorista). Disciplinas prediletas: Historia e Ciências. Disciplinas indesejadas: Matemática. A Profissão desejada no momento é ser Médica, pois admira muito a profissão e quer ajudar a salvar vidas.



AS TEORIAS VOCACIONAIS
A teoria de Crites (in Bock, 2001) é muito utilizada entre os autores neste estudo. Ele, por sua vez, as divide em 3 grandes blocos: as Psicológicas, as Não-Psicológicas e as Gerais. As Teorias Psicológicas são subdivididas em: Traço-Fator, Evolutivas, Psicodinâmicas e Tipológicas. As Teorias Psicodinâmicas adotam a concepção dos instintos, buscam explicar como os indivíduos constituem sua personalidade e, por isso, como se aproximam das profissões. A causa da escolha profissional é interna ( motivação), os externos estão em segundo plano. Baseando-se que há uma continuidade no desenvolvimento entre as atividades primárias e físicas e as intelectuais complexas e abstratas do organismo. As atividades adultas complexas, nesta teoria, mantêm as mesmas fontes instintivas de gratificação que as infantis e também que as experiências infantis, nos primeiros seis anos de vida, são decisivas na formação da personalidade e na criação das necessidades que se expressarão mais tarde na conduta vocacional.
Vocação profissional é a disposição natural que o indivíduo apresenta, observando suas habilidades, suas preferências, suas qualidades, suas vontades, seus desejos, seu estilo de vida, seu desenvolvimento, etc., fatores estes que vão direcionar em busca de uma profissão mais adequada para seu futuro. A vocação profissional é o caminho mais adequado para a escolha da carreira que se deseja seguir. O autoconhecimento, o interesse por determinado ramo de atividade, o mercado de trabalho, a realidade do trabalho no contexto social, seus projetos de futuro e as perspectivas de futuro para determinadas profissões, poderão compor o ponto de partida para o processo de escolha de uma futura profissão. Descobrir a vocação profissional é um grande dilema para a maioria das pessoas. No momento de decisão surgem diversas incertezas, inseguranças, dúvidas, principalmente pela pressão externa e pelo grande número de informações que geralmente o jovem recebe.

segunda-feira, 5 de março de 2018

A vocação profissional é formada por um conjunto de aptidões naturais, como também interesses específicos do indivíduo que o direcionam na escolha de uma profissão. Os testes vocacionais são instrumentos que podem auxiliar as pessoas indecisas sobre qual carreira profissional deve seguir.

sábado, 3 de março de 2018

Frank Parsons: trajetória do pioneiro da orientação vocacional, profissional e de carreira


Quando falamos de Frank Parsons estamos falando de um dos nomes mais importantes da Orientação Profissional, nascido em 1854 no EUA ele foi pioneiro na sistematização dos primeiros trabalhos da área realizados em Boston, com o apoio financeiro e logístico de cidadãos progressistas, em 13 de janeiro de 1908 foi fundado o Escritório Vocacional do Civic Service House, mas infelizmente Parsons não conseguiu desenvolver seu trabalho, em função de sua morte prematura de nefrite, em 1908. Choosing a Vocation, livro publicado em 1909, após a morte de Parsons, é considerado o marco inicial da Orientação Vocacional científica. Parsons empenhava-se na criação de um curso para a formação de orientadores vocacionais, uma nova profissão que emergia.  Parsons organizou o primeiro curso para formar orientadores vocacionais, tendo alguns pré-requisitos para poder cursa-lo, como leituras, pesquisas e práticas de métodos de laboratório, conferências, discussões e avaliações subjetivas de instrutores e colegas de classe.